O Futuro da produção de Eventos com as Mídias Sociais

Publicado: dezembro 6, 2010 em Uncategorized
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Vasculhando algumas mídias sociais encontramos um post muito interessante que atrela a vida do profissional em produção cultural e as mídias sociais e as mudanças/melhorias que estas podem trazer a esta área:

Seja para um festival de música com 100.000 pessoas ou para um casamento íntimo com 100 convidados, os organizadores de eventos estão encontrando novas formas de planejar e promover, contando com a ajuda de meios de comunicação inovadores. Por compreenderem realmente o valor da mídia social, vemos uma maior integração destas redes em seus serviços, como uma forma de levar o círculo de conversas do mundo real ao virtual, e vice versa. Assim, não é só do aplicativo de eventos no Facebook que vivem os planejadores. Confira abaixo 4 tendências que estão começando a moldar a produção de eventos:

Geolocalização

Para planejar eventos, as plataformas de geolocalização vão além de saber quem apareceu no seu evento através do check-in. Com uma série de oportunidades, a tecnologia de geolocalização deve ser usada não apenas para promover o evento, mas para fazer parte dele.

O sistema de “Venues” no Foursquare permite a criação de um espaço especial para o evento, para então oferecer aos participantes dicas de um serviço diferente ou atrações imperdíveis. O sistema de “Badges” no Foursquare pode, por exemplo, significar brindes ou até acessos à festas vip aos usuários que consegui-la, gerando awarness para a marca que patrocinar ou criar seu próprio “Badge”. Aqui, as possibilidades são infinitas.

Integração das ações

É preciso engajar os participantes em conversas relevantes antes, durante e depois do evento, integrando as mídias sociais em todo o processo. Com conteúdo de teaser antes, ações e cobertura online durante, e feedback depois do evento, é importante que as pessoas fiquem entusiasmadas em terem participado e, aos que não puderam participar, que se sintam parte do evento também.

Novas formas de integração e interatividade estão ficando populares, como shows em live-streaming e até sorteio via Twitter de pedidos para a próxima música a ser tocada. O estímulo que os brindes trazem à participação das pessoas deve ser levado em conta na hora de promover um quizz no Twitter, um check-in no Foursquare ou postagens no mural do Facebook.

A integração do mundo online com o mundo real do evento tem infinitas possibilidades para se pensar, como o uso de Stickybits ou QR Codes pelos participantes do evento, para compartilharem suas experiências com os outros.

Twitter para B2B

Para a maioria, Twitter é um meio para ler notícias e conversar com colegas. Mas, para organizadores de eventos, o Twitter é mais. O microblog pode ser usado para procurar por recursos para o evento como local, hotel, DJ e diversos outros serviços, além de manter um relacionamento com outras empresas. É importante não usar seu Twitter de maneira egoísta, divulgando apenas seus próprios eventos. Uma vez que você fale sobre outro evento, estará criando um laço que pode te facilitar no futuro.

Portfólio online

As mídias sociais não devem focar apenas nos eventos. É preciso se mostrar como um planejador profissional, mantendo um site atualizado, com fotos e vídeos do seu trabalho, assim como manter um blog sobre o tema. E não se deve esquecer-se de manter contato com a sua audiência, mesmo que seja apenas 1 pessoa.

Como exemplo, uma produtora de eventos mantém o famoso blog {ask the designer}, onde tira dúvidas da audiência e dá dicas sobre a área. No futuro, de acordo com sua entrevista para o site Mashable, ela pretende criar vídeos de instruções sobre produção de eventos e postá-los no Vimeo, site de compartilhamento de vídeos que ela usa para achar bandas, videomakers e fotógrafos, outro grande potencial.

Fonte: http://www.inovadoresespm.com.br/2010/10/o-futuro-da-producao-de-eventos-com-as-midias-sociais/

Sem dúvida a utilização das midias sociais por parte dos produtores não só em seus estrategemas de comunicação, mas como uma forma de integração da ação, pode aumentar a atração e a eficácia do evento que se realiza, sobretudo quando assistimos a “indústria dos editais” na qual dinheiro público é investido muitas vezes em eventos que não conseguem atrair público por diversos motivos ou depois de realizado os produtores não conseguem dar continuidade no projeto.

Por isso, utilizar estas ferramentas de integração e atração do público encontradas nas Mídias Sociais pode ser um divisor de águas, um marco na produção de eventos… O Futuro é incerto e a caminhada é longa, cenas para os próximos capítulos…

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