Twitter, Facebook e Orkut são as preferidas pelas empresas

Publicado: novembro 8, 2010 em Uncategorized

 

O Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) realizou uma pesquisa sobre a presença e uso das redes sociais com 251 empresas de médio e grande porte e constatou: 65% destas empresas já utiliza as redes sociais como ferramenta de comunicação com o s clientes e prospects. A onda do momento é o twitter, que segundo Richard Lowenthal, diretor executivo do Ibramerc, diferente de outras, esta ferramenta demanda menos esforço de atualização

 

Presença nas Redes Sociais:

65% das Empresas estão nas Redes Sociais

  • Twitter – 84%
  • Youtube – 62%
  • Facebook  – 61%
  • Orkut – 45%
  • LinkedIn – 40%
  • Blog – 40%
  • Flickr – 22%
  • Myspace – 8%

Ning – 4%

Redes Mais Relevantes

Mesmo com uma alta adesão no mundo corporativo as redes sociais ainda são vistas como um canal complementar ou um meio de comunicação muito importante, mas não fundamental. Isso porque utilização destas ferramentas ainda está de testes e as empresas buscam entender como isso realmente pode agregar valor ao seu negócio.

  • Twitter – 42%
  • Blog – 21%
  • Facebook – 11%
  • Orkut – 9%
  • LinkedIn – 8%
  • Youtube – 8%
  • Flickr – 2%
  • Ning – 1%

Práticas Comuns

  • 46% Utilizam as redes para monitorar o mercado
  • 45% usam para observar o comportamento dos clientes
  • 39% Usam para ficar de olho na concorrência

Benefícios

  • 45% Das empresas acreditam que o fortalecimento da marca é o maior benefício trazido pelas redes sociais
  • 44% Das empresas acham que as redes ainda não trouxeram benefício
  • 6% das empresas acreditam que as redes sociais podem trazer fidelização dos clientes

Atualização e Monitoramento

  • 40% das empresas contam com os esforços dos colaboradores da empresa
  • 25% alocam um funcionário para exercer exclusivamente esta atividade
  • 11% preferem a terceirização desta atividade

Apesar do alarde que se faz dos benefícios que as mídias e redes sociais podem trazer para a relação empresa X consumidor, quase metade das empresas entrevistadas ainda não acreditam nestes benefícios. Falta de resultados de fato ou não adequação ao uso das mídias e redes sociais?

 

Fonte: http://www.midiassociais.net/2010/11/as-midias-sociais-preferidas-das-empresas-brasileiras/

Deixe um comentário