Algumas da Hora [2]

Publicado: novembro 23, 2010 em Uncategorized

[1] Mercado de Mídia Social Exige profissional multidisciplinar

Você chega ao trabalho e twitta algum pensamento que teve no caminho para o escritório. Enquanto ouve a sua banda preferida no MySpace, aproveita para checar o Facebook e dar aquela olhadinha rápida no Orkut. Uma prática que há dez anos nem existia dominou o cotidiano de boa parte do mundo: participar de redes sociais. Já é uma realidade tão comum que elas superaram até a pornografia enquanto primeira atividade na web, de acordo com Erik Qualman, autor do livro Socialnomics.

Com 96% da geração Y – grupo de pessoas nascidas principalmente nos 80 que apresenta extrema facilidade de lidar com a tecnologia – participando de alguma rede social e com o Facebook que já chegou a ganhar do Google em termos de acesso semanal, começa a se formar a necessidade de profissionais focados para esse meio, que lida com muito dinheiro e pessoas. Apenas o Facebook alcançou sozinho 200 milhões de usuários em menos de um ano.

Pensando em um mercado de trabalho ainda em formação, Eric Messa coordena o curso de extensão Comunicação e Mídias Sociais: Estratégias e Tendências, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. “Comecei a observar o crescimento das redes sociais, especialmente do seu uso como ferramenta de comunicação empresarial”, afirma o professor, que pensa no projeto desde um ano e meio atrás.

As aulas foram criadas para jovens profissionais da Comunicação Social que estão iniciando a carreira. Um publicitário pertence a esse mercado porque deve fazer campanhas para a nova mídia, um relações públicas encaixa-se na área porque precisa cuidar da presença de uma marca na rede social e jornalistas podem aproveitar para produzirem conteúdos específicos no meio.

Porém, Messa salienta as características específicas desse trabalho. “O mercado de mídias sociais exige um know-how diferenciado”, diz, sobre o que as faculdades de Comunicação ainda não estão acostumadas a lidar: a interdisciplinaridade. Assim, o curso busca atender as outras habilitações que o comunicador não teve durante a sua formação, mas que agora precisa ter noções para trabalhar com redes sociais. O professor lembra, porém, que conhecimentos profundos de Informática são desnecessários. “Isso é uma era passada”, explica, já que as ferramentas apresentam atualmente usabilidade instintiva.

O profissional deve saber transmitir a mensagem da marca como um publicitário. Também precisa saber lidar com diversos públicos – não só consumidores como na publicidade, mas com fornecedores e imprensa -, função do relações públicas. Do jornalismo, ele deverá saber produzir informação focada nessa mídia. “Tanto mercado quanto academia estão se adaptando à necessidade de profissionais qualificados para lidar com as mídias sociais”, explica.

Apesar do curso da FAAP ter sido pensado para jovens profissionais, Messsa garante que pessoas mais experientes também podem trabalhar com redes sociais. “É uma premissa errada pensar que é apenas para jovens. O importante é entender a dinâmica da mídia e vivenciá-la com frequência”. Porém, a informalidade que ela sugere pode ser uma armadilha para parecer que a qualificação é desnecessária para se inserir no mercado. Simplesmente ter uma coleção de contas em redes sociais não é o suficiente para trabalhar com isso. “Sem conhecimentos específicos, não se é capaz de falar em nome de uma marca”, garante o professor.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/mercado-de-midia-social-exige-profissional-multidisciplinar_86057/

P.S: Sem dúvida é de suma importância  para o profissional em comunicação acompanhar os avanços tecnológicos, sobretudo os ligados as mídias sociais e as redes sociais on-line, no entanto não basta ser um “rato em nova mídias” é preciso entender o processo de forma mais complexa e isso só uma fundamentação teórica poderá ajudar ao novo profissional em comunicação, atrelar teoria e prática ainda é a chave do sucesso!!!

[2] E Se as mídias fossem uma só??

Orkut para os brasileiros, Facebook para o mundo, Twitter para os tecnológicos, Reclame Aqui! Para as empresas, Yahoo Respostas para os curiosos… E tantas outras Mídias Sociais que trabalham com redes específicas.
Mas e se todas estas Mídias fossem acessíveis de apenas um lugar, para centralizar a informação, para gerar gráficos e relatórios sobre o que é mais falado e citado nestes ambientes. Como seria esta nova Mídia Social?

Para responder a esta alusão ao futuro unificado de informação, foi criada a empresa ACEITA – Mídias Sociais em tempo Real.
ACEITA é uma ferramenta que unifica as principais Mídias Sociais utilizadas pelo internauta brasileiro e apresenta um painel simples, mas completo, funcional e de fácil aprendizado onde poderá: seguir, categorizar, aprender e entender o que falam sobre sua marca nas Mídias Sociais.

Monitoramento de Marca:
Saber tudo o que falam sobre uma determinada marca ou expressão. O alcance destas citações e quem as fizeram, relatórios de abrangência – Categorizadas com sentimento neutro, positivo, negativo, oportunidade.

Linha de tempo unificada:
As menções de todas as Mídias Sociais em uma linha de tempo única, clara e ágil. Acompanhamento em tempo real sobre tudo que é dito sobre determinado termo monitorado.

Relatórios:
Geração de relatórios para cada grupo de ação disponível. Exportação de dados para arquivos externos como PDF, XLS, JPG.

Histórico completo:
ScreenShots das citações. Possibilidade de salvamento externo e impressão para consultas off-line.

Busca interna completa:
Agrupamento por semelhança de citação, palavra, marcação, usuário, Mídia, ordenação e mais. Salve buscas para futuras análises.

Multiusuários:
Por que você trabalha em rede e toda sua equipe deve participar do projeto de Monitoramento de Marca.

Tudo bem, uma ferramenta que unifica as Mídias Sociais já existe e se chama ACEITA, mas e por que utilizar esta ferramenta?
Além da unificação e ganho de desempenho na utilização do tempo da equipe, relatórios, ambiente otimizado, exportação de itens, ScreenShots de citações, suporte qualificado, histórico ilimitado e mais.
Pesquisa de mercado, observação de marca, monitoramento de desempenho, aplicação e acompanhamento de campanhas de marketing.

As possibilidades são infinitas, aplique-as a realidade de seu negócio e sinta a diferença nos resultados.

ACEITA – Mídias Sociais em tempo Real – Monitoramento de Marca.
www.aceita.com.br

Fonte: http://www.midiassociais.net/2010/11/e-se-as-midias-sociais-fossem-uma-so/

P.S: Dá uma olhada lá.. melhor do que ficar no Farmville.. Será??

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